ecologia e bioética
Aluno: Nivio Kiviatkoski de Paula.
Polo: Campus Tiradentes.
Data de início: 28/03/2013
Disciplina: ECOLOGIA E BIOÉTICA.
Data de Entrega: 06/08/2013.
A importância da Ecologia e Bioética para as futuras gerações.
É importante destacar a tendência contemporânea de preocupação com o meio ambiente, A paulatina compreensão da magnitude da crise ambiental, com a consequente adoção de ideias ambientalistas em setores cada vez mais amplos e variados na sociedade internacional, fortaleceu a consciência de que o meio ambiente deve constituir a principal preocupação da humanidade e de que o futuro da Terra e do homem depende das condições ambientais e ecológicas do planeta.
Objetivando a construção de uma sociedade mais justa, preocupando-se não só com o ser humano, mas com todos os seres vivos e com o meio ambiente, a Bioética introduz valores que devem nortear a conduta humana em relação à Biota. Eis que, a garantia da manutenção das condições ambientais é alicerce para a própria vida do homem. Não obstante a preocupação com o meio ambiente seja antiga em nosso ordenamento jurídico, as Constituições Brasileiras que precederam a promulgada em 1988 jamais se preocuparam com a proteção do meio ambiente de forma específica e global (MILARÉ, 1991).
Segundo Moraes (2002), somente com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, declarou-se o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado com um típico direito fundamental de terceira geração. Apesar do dever de preservação e conservação do meio ambiente ecologicamente equilibrado, é sabido que, atualmente, estamos vivendo uma intensa crise ambiental, proveniente de uma sociedade de risco, deflagrada, principalmente, a partir da constatação de que as condições tecnológicas, industriais e formas de organização e gestões econômicas da sociedade estão em notório conflito com a qualidade de vida.
Segundo Layrargues (1998), o homem continua