ecologia e biodiversidade
Introdução
A sensibilização global para as questões ambientais tem se apresentando como uma das preocupações crescentes nas últimas décadas do Século XX e nos primeiros anos do Século XXI.
Os problemas ambientais, marcados pela intervenção humana sobre a natureza, pelo aumento populacional, destruição de ambientes silvestres e nível de poluição que se origina da concentração e extensão das atividades de produção e consumo, influenciam sobremaneira a qualidade de vida da humanidade, pois a degradação ambiental significa uma ameaça aos sistemas de suporte a vida.
Dentre os problemas ambientais que entraram no cenário mundial, podemos destacar a crescente poluição química e seus impactos sobre a qualidade da água, do ar, do solo e dos alimentos, bem como o reconhecimento dos riscos ecológicos globais resultantes dessa poluição, como é o caso do efeito estufa ocasionando o aquecimento do planeta, a redução da camada de ozônio podendo aumentar o número de casos de câncer de pele.
Podemos citar também como outros problemas ambientais a extinção de espécies, a destruição de florestas, a redução da biodiversidade e a previsão de escassez de recursos naturais básicos, como é o caso da água para consumo humano. Assim, se faz necessário situarmos dentre a crise ambiental, a água para consumo humano, posto que dentre os maiores problemas relacionados à água, podemos citar a contaminação de mananciais, o que acarreta cada vez mais sua diminuição para consumo humano no mundo.
Sendo assim, a água para consumo humano já se apresenta como um problema para a humanidade, tanto em decorrência da falta de acesso, como pelo uso de água contaminada, colocando esta temática na agenda das discussões mundiais, o que preocupa cientistas do mundo inteiro, pois há estimativas de crise da água prevista para o ano de 2020. A água é considerada um elemento essencial à subsistência e às atividades humanas, sendo imprescindível à vida. Também se constitui um