ecologia e biodiversidade
Ecologia e Biodiversidade – os termos são muito discutidos e debatidos atualmente, estão relacionados a natureza e ao meio ambiente, no entanto, tem significados e funções distintas.
O que é Ecologia
O termo Ecologia refere-se ao estudo dos seres vivos e de suas interações com o meio em que vivem. Bem como, a abundância e distribuição dos seres vivos no planeta. Por meio desse estudo é pode-se compreender a importância de cada espécie, perceber a necessidade de preservar a natureza e planejar ações para evitar sua destruição.
Desta forma, o ser humano precisa encontrar um modo de vida em que haja equilíbrio com o ambiente em que vive. Para tanto, é essencial ter noções básicas da ecologia e avaliar as consequências que suas ações podem provocar ao ecossistema.
É interessante lembrar que a palavra ecologia foi criada há mais de cem anos por um biólogo alemão chamado Heinrich Haeckel e que no dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia.
O que é biodiversidade
Em uma definição simples e direta, o termo Biodiversidade é a variedade de formas de vida no planeta, ou seja, é a diversidade de organismos vivos, espécies e ecossistemas.
O termo foi criado em 1985 por W.G. Rosen e é muito utilizado por biólogos, ambientalistas e ecologistas do mundo todo.
A palavra biodiversidade é formada a partir das palavras biologia (bio=vida, logia=estudo) e diversidade (grande variedade).
É por meio da biodiversidade que há equilíbrio dos ecossistemas. Portanto, os males causados à biodiversidade atingem as espécies e o próprio ambiente em que vivem.
A ação humana é a principal ameaça à biodiversidade do planeta. O homem destrói essa variedade através do desmatamento, queimadas e alterações no clima e nos ecossistemas, o que contribui também para a extinção de algumas espécies.
Em 22 de maio é comemorado o Dia Internacional da Biodiversidade.
Ecologia e biodiversidade – descobertas
Especialistas acreditam que há