Ecologia da informaçao
Ecologia da Informação.
Por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. Thomas H. Davenport
O AUTOR
Thomas H. Davenport é um autor norte-americano e escreve livros que tratam de sistemas de informação, mais precisamente da gestão da tecnologia da informação.
Davenport é Ph. D. em Sociologia (1980) e Ph.D. em Programas de Negócios (1982) pela Universidade Harvard (Cambridge, MA).
RESENHA CRÍTICA
A era da informação em que vivemos, a maneira como se trabalha, compete e a forma como se pensa, ainda sofrerá novas revoluções à medida que a tecnologia da informação se torna um dos setores mais poderosos do mundo.
O autor focaliza o ambiente informacional para a administração da informação, incluindo a situação dos negócios, os investimentos em tecnologia e a estrutura organizacional, não se esquecendo, também, de associar todos esses aspectos ao ambiente externo às organizações, os fatores que interferem no desenvolvimento das instituições, suas parcerias, suas dependências, etc.
O primeiro capítulo nos conta sobre o tema do livro de forma introdutória.
Em seguida o autor conta de uma forma muito envolvente a emblemática maneira como os problemas e como eram abordados, na maneira que antecedeu a administração informacional, mais precisamente uma análise do Business System Planning, da IBM.
Como intitula o capítulo, realmente existia uma ilusão do controle de informação.
Por fim, no autor nos apresenta um caso de sucesso da correta utilização do modelo da ecologia informacional. Descrevem os passos da empresa Standard Life Assurance, empresa do ramo de seguros de vida do Reino Unido e uma das maiores e mais lucrativas do mundo e considerada uma das empresas mais bem orientadas ecologicamente.
Em 1993, foi criada uma nova equipe de informação na Standard Life Assurance, chamada de gerenciamento e arquitetura informacional, para planejar e iniciar caminhos para aperfeiçoar a situação global do ambiente de informações. O