Ecologia-Competição
Roteiro da prática
Cenário 1: Gause, em um artigo publicado em 1934, ao criar espécies de Paramecium em laboratório definiu os principais paradigmas da competição. Para discutir esses paradigmas, começaremos nosso roteiro por analisar os dados brutos de crescimento de duas espécies de Paramecium, obtidos desse artigo. Em anexo, você receberá um arquivo Excel que contém as seguintes informações:
Planilha 1: Crescimento populacional de P. aurelia e P. caudatum sozinhos e crescimento de cada espécie junto com outras espécies de Paramecium. Os dados fornecidos representam o intervalo de tempo (em dias) e o volume da cultura (tamanho populacional).
Planilha 2: tempo, crescimento populacional de P. aurelia e de P. caudatum quando juntos em uma cultura, e duas colunas que serão completadas pelos alunos sobre a taxa de crescimento da população de cada espécie.
Com base nesses dados, responda as seguintes questões. Para tal, você deve plotar e apresentar gráficos do crescimento populacional de cada espécie sozinha (N x t) e das espécies em conjunto (N1 x N2).
Gráfico 1
Gráfico 2
Gráfico 3
1) Existe evidência de competição intraespecífica? Explique
Analisando os gráficos 1 e 2, pode-se concluir que ocorre competição intraespecífica quando as espécies crescem sozinhas. Essa conclusão se deve ao fato de que, crescendo sozinhos, chega-se a um ponto onde não há recursos suficientes para a sobrevivência de todos, ocorrendo então disputa entre os indivíduos da mesma espécie. A disputa por recursos gera um aumento na mortalidade, até que o tamanho populacional se estabilize, em torno da capacidade suporte (K).
2) Existe evidência de competição interespecífica? Explique
Observando o gráfico 3, para o comportamento das espécies em conjunto, pode-se dizer que há evidência de competição interespecífica. Uma evidência é que ocorre a exclusão do P. caudatum até o nível de extinção, mostrando que o P. Aurélia se