Ecologia aplicada
1. A Mata Atlântica é uma floresta tropical que se estende desde o Rio Grande do Norte até o Sul em montanhas e planícies litorâneas. São características dessa floresta, EXCETO: a) Apresentar grande diversidade de plantas e animais. b) Proporcionar abrigo para animais em extinção. c) Possibilitar o desenvolvimento do ecoturismo. d) Apresentar baixa densidade de espécies e de indivíduos. e) Constituir um banco de genes das espécies nativas.
Comentário: Todo bioma contém uma comunidade clímax e, como tal, o máximo de espécies para aquelas condições climáticas. E, dentro de cada espécie, o máximo em indivíduos que a resistência ambiental permite.
2. Assinale a alternativa correta. A) A sucessão num ecossistema pode ser descrita como uma modificação em direção a uma grande diversidade e, conseqüentemente, a um número de nichos ecológicos muito maior. B) A sucessão secundária é aquela que leva a comunidade ao estágio de estabilidade bem alta (epístase), capaz de pronta resposta a modificações físicas, estágio de comunidade clímax. C) Acredita-se que a baixa estabilidade das comunidades clímax seja devida, basicamente, à sua grande diversidade de espécies. Muitas interações diferentes causam mudanças constantes na comunidade. D) No estágio inicial do povoamento de uma área, ou seja, na sucessão primária, diminui a reciclagem de nutrientes e da biomassa total, pois muitas gramíneas são substituídas por árvores.
Comentário: Quanto maior for o número de espécies, mais diversificados serão os comportamentos e, conseqüentemente, os nichos ecológicos. As comunidades vão se sucedendo, criando um ambiente com condições cada vez mais estáveis.
3. A gravura representa uma paisagem correspondente a um dos principais tipos de ecossistema do continente africano. Identifique esse ecossistema e localize-o no mapa, de acordo com o algarismo