Controle e gestão de custos
O planejamento se faz necessário em todas as atividades da empresa, mas principalmente nas atividades da área financeira onde uma gestão financeira eficaz tornou-se atualmente um fator crítico de sucesso, no entanto, para que haja tal eficácia, não podemos nos esquecer de que o controle e a gestão de custos e despesas são peças fundamentais nesse processo.
Inicialmente é preciso entender o que significa gestão, sendo que o termo Gestão deriva do latim gestone, que significa gerir, gerencia, administração.
Para Perez Junior, Pestana e Franco (1995, p. 12): "Administrar é planejar, organizar, dirigir e controlar recursos, visando atingir determinado objetivo.”
A gestão financeira, para ser eficaz, precisa estar sustentada e orientada por um planejamento de suas disponibilidades, bem como um rigoroso controle e gestão dos custos e despesas envolvidos no dia-a-dia da empresa.
O controle e gestão de custos e despesas, como dito anteriormente, são componentes muito importantes do planejamento financeiro da empresa e para isso o gestor precisa de instrumentos confiáveis que o auxiliem a otimizar os rendimentos dos excessos de caixa ou a estimar as necessidades futuras de financiamentos, para que possa tomar decisões certas e oportunas.
A sobrevivência e o crescimento da empresa são conseqüências de um planejamento que envolve o controle e a gestão de custos, além de outros fatores como o volume de vendas com margens de lucros que remunerem de forma satisfatória o capital investido e um plano de recebimentos e pagamentos intercalados com boa margem de segurança do primeiro para o segundo, garantindo assim a viabilidade e a permanência da empresa no mercado.
A gestão financeira necessariamente passa pela elaboração de seu planejamento, que muitas vezes existe informalmente dentro da cabeça do pequeno e