Ecologia Aplicada
Alternativas: Norte e Centro-Oeste. Nordeste e Centro-Oeste. Nordeste e Sul. Nordeste e Sudeste. Sul e Sudeste.
O que no início era feito para proteção tornou-se a forma mais brutal de degradação ambiental. A opinião pública na Suíça, na Alemanha e nos Estados
Unidos tem protestado e movido passeatas com o objetivo de um modelo de desenvolvimento baseado em tecnologias e produtos sustentáveis. Essas consciências abertas para o bem das populações e do meio ambiente obtiveram vitória com o cancelamento de um grande projeto na Índia, a barragem Narmada, que o Banco Mundial defendeu por mais de sete anos e tinha ajudado a financiar.
A extraordinária importância da água, ou de sua falta, fez com que este elemento constituísse um tema apaixonante de conversa e de ação. O crescimento demográfico do século XX acentuou esta importância, não só porque a água escasseia em geral, mas também porque sua utilização e conservação são deficientes. A má conservação da água, nas Américas, no século passado, afetou a mais de 1.207.000 pessoas, como já vimos, com o vírus da cólera, causando 11.950 mortes. Mesmo na Europa, onde a água potável é, em geral, de boa qualidade, persistem algumas situações precárias.
O aproveitamento e a administração da água foram sempre problemas importantes, como se deduz das numerosas medidas de caráter material e administrativo destinadas a regular sua distribuição e utilização; medidas estas que, a partir dos antigos sumérios da Mesopotâmia, foram-se tornando cada vez mais complexas, com o decorrer do tempo.
A água é um recurso natural essencial. No que diz respeito ao homem, o corpo humano pode ser considerado uma máquina hidráulica, contendo em média
60% de água em sua composição física. O ser humano pode resistir sem alimentos cerca de um mês, mas não consegue