Simbolismo
Índice
Referências históricas Características Autores Sinopse Textos “Nomear um objeto significa suprimir as três quartas partes do gozo de uma poesia, que consiste no prazer de adivinhar pouco a pouco. Sugerir, eis o sonho.”
--Mallarmé
O Simbolismo foi uma escola literária de poetas, que tinham colegas por todo mundo como o francês Charles Baudelaire, mas tinham pouco reconhecimento e aceitação artística. Vários de seus integrantes morreram pobres, não tiveram obras publicadas e permaneceram ou permanecem esquecido até hoje.
Movimento de relações com o Modernismo, influencia a maioria dos poetas da 1ª fase do Modernismo. Aqui surgem as primeiras rupturas com os padrões rígidos de composição e restabelecimento da relação entre poesia e existência, separadas pelos parnasianos.
Referências históricas
Complexo momento de transição para o séc. XX: · 1ª GM e Rev. Russa - últimas manifestações simbolistas e primeiras modernistas · o Brasil não teve momento típico para o Simbolismo - produto de importação européia · origens estão no Sul (região marginalizada pela elite cultural), palco da Revolução Federalista (1893/1895) · Revolta Armada (1893/1894) navios da Marinha (camada monárquica) em oposição ao governo Floriano · Floriano consolida a república apesar dos movimentos de revolta · clima marcado por frustrações, angústias, falta de perspectiva, resultando em afastamento do real e busca do sujeito
Características
Esta poesia representa uma reação contra toda produção poética anterior. · nega Realismo e suas manifestações - contra materialismo, cientificismo e racionalismo · valoriza as manifestações metafísicas e espirituais - subjetivismo · eu = universo (também critica o eu “sentimentalóide” dos românticos) · buscam a essência do homem - alma (poesia de auto-investigação) · matéria X espírito, corpo X alma, sonho e loucura · busca da purificação com o espírito