Ecoesgoto
Ecoesgoto é um Sistema Integrado de Infraestrutura Verde e Reciclagem de Água e Resíduos Orgânicos. Este modelo se diferencia daqueles tradicionais de infraestutura urbana por oferecer uma economia circular da água, assim reduzindo consumo de água e energia.
Aplicações:
Uso doméstico residencial
Condomínios
Hospitais
Restaurantes
Hotéis, resorts, clubes
Tratamento de efluentes industriais
Tratamento de efluentes de suinocultura
Estações de tratamento de esgoto municipal
Funcionamento:
O Ecoesgoto é constituído de uma única câmara que varia de tamanho de acordo com o projeto e volume de efluente a ser tratado. Pode ser subterrânea ou aérea sendo que sempre é acompanhada de elementos paisagísticos. Os efluentes entram pela parte superior podendo haver uma abertura com tampa para lixo orgânico.
O Ecoesgoto é composto de diferentes camadas sucessivas que asseguram oxigênio, promovem retenção de matéria orgânica, e criam habitáculo para proliferação de micro-organismos do filtro.É um sistema que pode se conjugar ao telhado verde.
Vantagens:
Ecoesgoto substitui:
Rede pluvial;
Rede Cloacal;
Coleta de lixo orgânico.
O sistema também economiza:
Água potável;
Energia elétrica
Custo:
O sistema é barato e custa entre R$ 150 a R$ 200 por metro quadrado, podendo ser instalado em todo tipo de imóvel. É uma solução ecologicamente correta, mais barata e eficiente do que os sistemas convencionais.
Considerando que a média de consumo diário por habitante é de 161 litros, esse valor será reduzido para 128, ou seja, 20% a menos. Assim, quem diminuir o consumo de água, ganha 30% de desconto na sua conta.
Curiosidade:
Segundo a revista Finestra de novembro e dezembro de 2013, aborda os projetos do Referencial GBC de casas sustentáveis. Ao todo são nove casas, cada uma com suas peculiaridades. Contudo, o destaque vai para Lamberto Ricarte, em Brasília, que mesmo não sendo arquiteto nem engenheiro, está construindo uma