Matriz energertica
Resumo:
Sustentabilidade é um sistema que permite o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes sem comprometer as necessidades das gerações futuras.
O presente trabalho procura apresentar, discutir e avaliar as principais ferramentas viabilizadoras sobre a sustentabilidade, eco- eficiência, consumo sustentável-renovável, controle e reaproveitamento de resíduos, a responsabilidade ambiental, os problemas ambientais em escala global e no Brasil, os tipos de energias sustentáveis e o reaproveitamento da matéria transformada em combustível.
ECO- EFICIÊNCIA
Introdução:
A gestão dos recursos de energia é hoje um dos principais desafios que, a nível mundial, a sociedade moderna enfrenta.
O desenvolvimento econômico prevalecente nas últimas décadas, caracterizou-se pela utilização muito intensa de energia produzida a partir de recursos de origem fóssil. A natureza finita desses recursos naturais, e o impacto ambiental e o consumo sustentável, alertaram o mundo para a necessidade de mudança dessas premissas de suporte ao modelo de desenvolvimento. Aliada a esta realidade surgiram ainda as evidências da globalização que hoje nos demonstram a interdependência de fatores até á pouco olhados como independentes, tais como o acesso e a utilização de energia e o desenvolvimento econômico, o combate à pobreza e as preocupações ambientais e climáticas, entre outros.
Novos caminhos têm que ser encontrados para viabilizar a manutenção dos padrões de vida das sociedades desenvolvidas e as justas aspirações dos países em desenvolvimento, sem contudo comprometer o futuro das gerações vindouras. O desafio é enorme e a solução de longo prazo está longe de ser conhecida, mas, no curto e médio prazo, a ação tem de passar pela procura de fontes alternativas de energia, com ênfase especial para as renováveis, e pelo aumento da eficiência na utilização das energias disponíveis.
O desafio que se coloca aos governos, às