Casa Verde
Aline M. Pinheiro - R.A. B36BGC-8
Ana Carolina Pereira - R.A. B43JCB-0
Marcus Vinicius Dutra - R.A. B40EIB-5
Roberto Zampieri Fonseca - R.A. B41FFC-3
Wilson José de Souza Junior - R.A. B2055H-9
INTRODUÇÃO:
A Construção Sustentável é um sistema que promove intervenções sobre o meio ambiente, sem esgotar os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras. Tal modelo de construção utiliza ecomateriais e soluções tecnológicas inteligentes, que promovem a redução da poluição, o bom uso e a economia de água e de energia e o conforto de seus usuários. A obra sustentável deve aproveitar os passivos dos recursos naturais (como por exemplo, iluminação natural), racionalizar o uso de energia, prover sistemas e tecnologias que permitam redução no consumo de água (reuso, aproveitamento da água de chuva), comtemplar áreas para coleta seletiva de lixo (reciclagem) e criar ambientes saudáveis, utilizando tecnologias para regular acústica e temperatura. Uma construção sustentável utiliza materiais e tecnologias biocompatíveis, que não agridem o meio ambiente, seja durante o processo de obtenção, fabricação, aplicação e durante a sua vida útil.
A palavra “sustentabilidade” é, sem dúvida, uma das mais faladas e comentadas neste novo milênio e, não por acaso, esse conceito tem invadido as mais diversas áreas do conhecimento e setores da economia. Na construção civil, a partir da utilização de novos materiais que gerem o menor impacto possível ao meio ambiente e contribuam para o conforto térmico ou a redução do consumo de energia, não é diferente, e há inúmeros exemplos de novos materiais e tecnologias com essa finalidade. OBJETIVOS:
Utilização de recursos naturais para o desenvolvimento de projetos de construção civil e demais áreas da engenharia, visando também uma inovação com uso de materiais reaproveitáveis na obra, beneficiando não só o meio ambiente, mas também, reduzindo custos do projeto.
Um dos tópicos do projeto é