Casa verde
A decisão de comprar uma casa ou um apartamento em conjunto vai muito além do romantismo: organização e planejamento são fundamentais:
Quem casa, quer casa. O dito popular é antigo, mas ainda vale como nunca. Se você está pensando em juntar as escovas de dentes com seu parceiro, saiba que essa decisão vai muito além do romantismo. Organização e planejamento são fundamentais na hora em que um casal decide comprar um imóvel.
Confira algumas dicas sobre como lidar bem financeiramente com essa nova fase do seu relacionamento: O que devo levar em consideração na hora de comprar um imóvel?
O portal Imovelweb criou uma lista para seus clientes com os itens básicos que devem ser considerados na hora de comprar uma casa ou apartamento. Nunca esqueça que antes de ser o primeiro passo para se formar um lar, a compra de um imóvel é um investimento!
Localização: proximidade de transporte público e hospitais, escolas e comércios na vizinhança são fatores positivos. A facilidade de acesso à escola dos filhos e ao trabalho dos pais também conta a favor. Uma boa dica é visitar o local à noite e conversar com os futuros vizinhos sobre o bairro.
Conservação: observe o estado do imóvel e, se for o caso, do condomínio como um todo. Pintura, piso, azulejos e áreas comuns: tudo tem que estar com a manutenção em dia!
Valor do imóvel e do condomínio: apesar de geralmente oferecerem maior conforto, imóveis e condomínios de valores elevados são mais difíceis de vender ou alugar em caso de necessidade. Avalie o custo benefício e lembre que esse é apenas o primeiro imóvel de vocês. No futuro, com a vida financeira melhor estruturada, vocês podem muito bem adquirir um outro de maior valor. Veja aqui mais dicas. Qual será a participação de cada um na compra?
Isso varia de casal para casal e da realidade financeira de cada um. O ideal é que cada um entre com 50% de participação, mas nem