ECODESIGN
O que é? São o conjunto de considerações pensadas num projeto de produto em prol ao âmbito ambiental. Desde os anos 60 há vendo uma preocupação com os limitados recursos naturais do planeta Terra e visto que como antes não era pensado sobre os impactos que ocorreria ao meio ambiente muitos projetos agravaram a situação. Por isso surge o ecodesign que tem como principal fundamento o pensamento (no projeto) de como irá afetar em parâmetros ambientais, tanto em fatores primários como secundários (ciclo de vida do projeto).
Precursores Considerado o “pai” por assim dizer do pensamento de ecodesign foi Victor Papanek inicio dos anos 70, designer industrial e educador, grande defensor de ferramentas e infraestruturas comunitárias socialmente e ecologicamente responsáveis, o que virava motivo de chacota por outros profissionais da área. Ele desaprovava produtos manufaturados que eram inseguros, mal adaptados ou essencialmente inúteis.
Ciclo de vida do produto Outro aspecto do ecodesign é o ciclo de vida de um produto onde são pensadas em todos os aspectos desde a fabricação do mesmo até seu despojo. Todo esse processo deve respeitar alguma das premissas do ecodesign como evitar o uso de solventes e colas nocivas ao meio ambiente e também na redução de energia no processo de fabricação utilizando novos meios de produzir ou adaptando-o. Alguns dos principais princípios em questão ao ciclo de vida de um produto:
- Nenhum material é arbitrariamente excluído;
- Todas as características ambientais do produto são consideradas;
- Se considera não só o próprio produto, mas todo o sistema em que este opera ou funciona;
- Os impactes ambientais não são transferidos de uma fase do ciclo de vida para outra, nem de um meio receptor (ar, água, solo) para outro.
Princípios do Ecodesign No projeto de um produto aliado ao ecodesign há algumas medidas a serem tomadas para que o produto sirva perfeitamente as premissas do