Ecodesign
Entre outros fatores, “o luxo passou a ser o traço distintivo do modo de viver, de se alimentar e até de morrer entre os ricos e os pobres. Assim, fixou-se a ideia de que os soberanos deveriam se cercar de coisas belas para mostrar sua superioridade, o que gerou a obrigação social de se distinguir por meio das coisas raras”.
Já no cenário contemporâneo, o conceito de luxo passa por modificações influenciadas pelas mudanças na organização social, no mercado e no comportamento do consumidor. Cada vez mais artigos de luxo são recriados e potencializados com ajuda da propaganda e da moda, esta que tem em sua natureza a renovação periódica. O design e valor de marca também são pontos catalisadores do desejo de possuir algum produto, muitas vezes relacionado com um quase-fetiche da sociedade de consumo contemporânea.
O mercado de luxo é, na verdade, um mercado para poucos. No entanto, o acesso aos produtos não está mais limitado aos milionários. Numa sociedade marcada pela concorrência feroz, o universo do luxo tende a aventurar-se em práticas diferentes. Exemplo disso são os brechós de luxo e empresas de aluguel de acessórios, que garantem o novo luxo na moda. (Fonte:http://www.portaisdamoda.com.br/glossario-moda~tecido+jeans.htm) 2. Matriz Morfológica FIGURA 1: . Matriz Morfológica
(fonte:Autora/2014)
3.Croquis
3.1 Alternativa 1
Esse croqui foi inspirado na renda guipir em forma arabesco, com toque do brilho do brinco de brilhante. Vestido longo em forma de sereia com detalhes de guipir na frente, levemente desbotado.
Figura 2: Alternativa 1 (fonte:Autora/2014)
3.2 Alternativa 2
Vestido curto com peplum com aplicação de pedras em formato de gotas que representam a garrafa de água, o babado representado as curvas das conchas e o aviamento correntes aplicada parte superior da frente.
Figura 3: Alternativa 2 (fonte:Autora/2014)
3.3 Alternativa 3
Vestido com decote frontal inspirado no brinco de