Echelon
• Impacto no Brasil e no Mundo
• Principais Paises Beneficiados
• Fontes da Informação
• Quando se tornou público
1- O que é ? : Projeto secreto de SIGINT (signals intelligence ) para qual não existem explicações oficiais sobre a função que desempenha. Alguns dizem que serve para a interceptação mundial de telecomunicações encabeçado pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos.
2- Impacto no Brasil e no Mundo : No Brasil um caso evidente desta atividade é o caso ETs de Varginha de 1996. Quando a imprensa tomou conhecimento, Varginha já havia sido invadida por “especialistas estrangeiros”. Outro caso brasileiro é a licitação para execução do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM). A empresa vencedora da licitação foi a RAYTHEON que, curiosamente é uma das empresas mais importantes para as captações e rastreamentos do ECHELON. Todas as bases da NSA são mantidas por ela, sendo que o SIVAM é composto de vários subsistemas aos quais só os técnicos da RAYTHEON têm acesso, sendo perfeitamente possível colocar através do ECHELON, os transmissores de dados, diretamente nas estações de captação do território brasileiro. Desta forma, tudo que o Brasil descobrir na Amazônia, será automaticamente do conhecimento da NSA.
Em 1998 esse sistema foi exposto num estudo preparado para o Parlamento Europeu pela Omega Foundation, empresa britânica para pesquisa de mercado, cujo resultado deixou os europeus furiosos por se verem controlados dentro de sua própria casa pelos americanos, inclusive porquê a maior base da NSA está em Yorkshire, Inglaterra, operando em conjunto com o quartel general de comunicações governamentais britânicas.
3- Fontes da Informação: Algumas bases do ECHELON estão no norte da Austrália em Pine Gap (uma das maiores); Cheltenham, Inglaterra; Bad Aibling, na Alemanha, e outras espalhadas pelo mundo, inclusive na Amazônia.
4- Quando se tornou público? : Em 18 de maio de 2001