ECASA
BIOCLIMÁTICA
ECASA
“Acredito que o novo sistema construtivo que estamos defendendo possa servir de modelo para a construção civil mais engajada, que aproveita os recursos naturais sem agredir o meio ambiente” – Augusto Alvarenga
A construção da casa levou apenas quatro meses devido à estrutura inteligente de aço e concreto. O seu lançamento foi no dia 10 de novembro de 2009.
Balneário de Manguinhos pertencente ao município da Serra e localizada a 25 quilômetros de Vitória. É um lugar com muita natureza, mar e vegetação. Clima
Tropical, com temperatura média anual de 22ºC, com estação seca bem definida.
O município de Serra apresenta em seu relevo uma série de lagoas, rios e acidentes geográficos em forma de chapadas. Vento predominante Nordeste.
Rodovia ES 010, km 6,5, Condomínio
Arquipélago de Manguinhos, Serra/ES
Pré execução
Buscou interferir ao mínimo com o regime de águas do terreno, evitando o excesso de barreiras físicas. As principais estratégias utilizadas foram uso de cercas vivas, pisos com maior permeabilidade e menor ocupação do terreno.
Foi
aproveitada a natureza externa e a possibilidade de convívio externo integrando os espaços exteriores, naturais ou edificados, com o interior; assim como elementos da paisagem: vistas e elementos naturais, incorporando-os aos ambientes da casa.
Execução
- A construção sustentável busca minimizar os impactos ambientais da nova obra no meio ambiente, seja pela economia de recursos naturais e seja pela economia de energia necessária para a produção da obra ou na utilização desta no período de sua vida útil. - O uso da modulação compatibilizando o projeto com o sistema construtivo garante o menor uso de materiais e a diminuição ou eliminação do desperdício. - O correto dimensionamento dos ambientes em função de seu uso economiza espaço desnecessário.
- Espaços com múltipla função serão mais adaptáveis às continuas mudanças