Ebola
Ebola é uma doença causada por um vírus cujos sintomas iniciais incluem febre, fraqueza extrema, dores musculares e dor de garganta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O primeiro relato do vírus Ebola foi em 1976 na África, especificamente em Nzara, no Sudão, em Yambuku, e na República Democrática do Congo, em um local próximo do Rio Ebola, que deu origem ao nome da doença. Atualmente alguns países do continente africano estão sendo vitimas de uma Epidemia desse vírus que é considerado perigoso, e apresenta uma alta taxa de mortalidade.
Discussão
Os morcegos frutívoros são apontados como hospedeiros naturais do vírus Ebola. E de acordo com pesquisas já realizadas esse vírus possui cinco espécies, que são Bundibugyo, Costa Marfim, Reston, Sudão e Zaire, nomes definidos a partir das regiões de origem, sendo importante enfatizar que quatro desses causam a doença em humanos. Estudos apontaram que o vírus da espécie Reston não causa a doença, e mesmo que o indivíduo seja infectado não oferece nenhum risco tanto de uma enfermidade, como também de óbito.
O vírus é transmitido através do contato com sangue, secreções ou outros fluidos corporais. Os profissionais de saúde que cuidam desses pacientes infectados devem utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI), pois alguns profissionais já foram contaminados por meio do contato direto com pacientes. O período de incubação do vírus pode demorar de dois dias a três semanas, e o diagnóstico é difícil. Em humanos, a doença está limitada majoritariamente à África, embora um caso tenha ocorrido nas Filipinas.
Os sintomas não contribui muito para o diagnóstico do vírus Ebola, e geralmente os infectados apresentam febre, fraqueza, dor muscular, dores de cabeça, inflamação na garganta, e posteriormente pode ocasionar vômitos, diarreia. O diagnóstico é realizado em laboratório, através de cinco diferentes testes.
O tratamento da doença ainda