EBITDA
(Matr.2011.1111111)
Trabalho de Análise das Demonstrações Financeiras
(GST0029)
(AV2)
Profª.: Claudia Horbilon Alves Vasconcelos
Nova Iguaçu - 2013
EBITDA
Universidade Estácio de Sá
Nova Iguaçu – 2013
1 - Conceito:
EBITDA é um indicador financeiro bastante utilizado pelas empresas de capital aberto, pelos analistas de mercado e pelos usuários das demonstrações financeiras.
A sigla corresponde a “Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization” ou seja, Lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização. Indicador que vem sendo analisado desde a década de 70 nos EUA e que se popularizou a partir da década de 90 com a internacionalização dos mercados e as diferenças entre as taxas de depreciação e alíquotas de impostos dos vários países e principalmente após a redução da inflação e aquecimento do mercado financeiro.
O EBITDA é uma medida essencialmente operacional, desconsidera os efeitos dos resultados financeiros e de impostos, assim revelando o potencial da empresa para a geração de caixa operacional.
Esse indicador não representa o valor de caixa, porém a capacidade que a empresa tem para a formação de resultado operacional. Isso porque, a priori, o cálculo está embasado nas demonstrações de resultados que é formada sob a ótica do Princípio Contábil da Competência.
2 - Finalidade:
O EBITDA tem como principal finalidade mostrar se a empresa teve lucro com o desenvolvimento de sua atividade antes de considerada as suas despesas financeiras, os impostos, as depreciações e as amortizações.
A utilização do EBITDA ganha importância, porque analisar apenas o resultado final da empresa (lucro ou prejuízo) muitas vezes tem sido insuficiente para avaliar seu real desempenho em um dado período, já que muitas vezes é influenciado por fatores difíceis de serem mensurados.
Por