Ebaa
Redutores de velocidade são dispositivos que tem a função de adequar a rotação de um elemento acionador ao dispositivo a ser acionado e devido a física envolvida, quando se reduz a rotação aumenta-se o torque disponível.
2. Redutor Transmotécnica
2.1 Descrição
O redutor Transmotecnica tipo H11 -15 é um redutor de engrenagens cilíndricas de redução simples com um par de eixos paralelos horizontais com as pontas de eixo de entrada e saida dispostos em lados opostos e que possuem rasgos de chaveta e furos roscados no extremo do eixo para o acoplamento. Como acessórios possui; sistema de lubrificação forçada a óleo, com filtro cartucho descartavel e sistema de arrefecimento a água.
3. Lubrificação
3.1 Método de lubrificação
A lubrificação é feita através de salpicos de óleo gerados pela engrenagem de baixa rotação, canaletas de lubrificação na carcaça que conduzem óleo para os mancais de rolamentos e sistema auxiliar à óleo forçado por bomba de engrenamento externo e filtragem por filtro tipo cartucho
A verificação do nível do óleo é feita por visor, devendo o nível estar no meio deste visor. O fabricante recomenda acompanhar o nível após troca de óleo nos redutores equipados com sistema de lubrificação forçada para uma possível correção de nível.
A Pressão no sistema de lubrificação deve estar entre 1,0 a 2,5Kgf/cm2 em temperatura de trabalho
- Capacidade de lubrificante: 7 litros
3.1 Lubrificante
Óleo mineral de Viscosidade ISO VG 220 para temperaturas de trabalho de até 100ºC, em temperaturas mais elevadas é recomendado o uso de óleo sintético. Óleos minerais de viscosidade ISO VG 220 disponíveis no mercado:
Atlantic Pennant EP 220
Castrol LLO SP 220
Esso Spartan EP220
Fuchs Renep Super 6
Impiranga SP 220
Kluber Lamora 220
Mobil Mobilgear 630
Optimol Optigear BM 220