EAD METODOLOGIA
ELEMENTO OBRIGATÓRIO
A ciência se constitui aplicando técnicas, seguindo um método e apoiando-se em fundamentos epistemológicos. Os métodos propostos têm subordinação direta com os objetivos. Metodologia é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar os objetivos – conhecimentos válidos e verdadeiros –, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. A metodologia responde às questões: como?, com quê?, onde?, quanto?
Na seção que trata da metodologia, o aluno deve definir:
a) Natureza da pesquisa
É o aspecto relacionado à natureza da vertente metodológica (tipo de abordagem) que será escolhida para a pesquisa, pois, dependendo dessa escolha, os recursos técnicos e os procedimentos metodológicos tendem a variar. Divide-se em:
Qualitativa – considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumentochave. O processo e seu significado (interpretação) são os focos principais de abordagem.
Quantitativa – considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las.
Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão etc.). b) Finalidade da pesquisa
Considerando os critérios propostos por Vergara (2004), a finalidade de uma pesquisa, no âmbito das ciências sociais, pode ser:
Exploratória – é realizada em área na qual há pouco conhecimento existente, acumulado e sistematizado. Por sua natureza de