ea eletronic arts
Videogames são um negócio sério, e ninguém o trata com mais seriedade do que a Eletronic Arts (EA). Com 13 estúdios de produção ao redor do mundo, a EA é a maior e mais bem sucedida empresa de videogames do mundo. Com 27 títulos vendendo mais de um milhão de unidades cada, a EA teve vendas de quase 3 bilhões de dólares e lucros de 557 milhões de dólares em 2004. Alguns dos jogos mais conhecidos da EA incluem The Sims, os jogos Harry Potter (cada um com mais de dez milhões de unidades vendidas) e os jogos FIFA Soccer, James Bond, Madden NFL Football e Medal od HonorI (cada um com mais de cinco milhões de unidades vendidas).
Em 2002, as vendas no mercado americano de videogames, somaram 10 bilhões de dólares, ultrapassaram a receita do cinema – nos Estados Unidos, videogames são, na verdade, um mercado maior que o de filmes! E videogames não se destinam apenas aos adolescentes.
Um terço dos adultos acima de 18 anos joga videogames. Vinte e dois por cento dessas pessoas jogam cinco ou mais horas por semana. O desenvolvimento de jogos como The Sims – em que jogadores competem construindo relacionamentos, em vez de matar inimigos – ajudaram a aumentar o número de mulheres e meninas que jogam videogames. Atualmente, aproximadamente 46 por cento das pessoas que jogam videogames são do sexo feminino. Além disso, com a introdução de jogos baseados nas histórias Harry Potter, crianças com menos de 14 anos estão jogando videogames.
Então, como a EA consegue permanecer à frente desse setor intensamente competitivo e dinâmico? Alguns observadores sugerem que a EA é capaz de combinar criatividade, normalmente associada aos filmes de Hollywood, com sofisticação tecnológica, normalmente associadas à empresa do Vale do Silício, e disciplina empresarial, normalmente associada à melhores empresa de manufatura do mundo. Combinar esses três conjuntos de habilidades – às vezes muito diferentes – distingue a EA da maioria dos seus concorrentes.