E3 gerador de tensao
experimento 3 – gerador de tensão
Ana Carolina Souza, 140505
Iago Filipe de Oliveira, 140946
Paulo Alberto Misael Spinelli, 141330
Professor: Augusto Ferreira Brandão
Sorocaba / SP
23/09/14
SUMÁRIO
1. OBJETIVO
• Realizar o estudo de fonte real de tensão.
• Gerar as curvas dos geradores.
2. INTRODUÇÃO
O gerador de tensão é um dispositivo elétrico utilizado para gerar uma diferença de potencial em um circuito elétrico, gerando também uma corrente que percorrerá o circuito estudado. Os geradores estudados até o momento são conhecidos como gerador ideal de tensão, ou seja, toda a força eletromotriz gerada nos terminais da fonte é aplicada em forma de diferença de potencial no circuito, ou seja, não há perdas na fonte conforme pode ser visualizado na figura 1.1.
Figura 1.1 – Gerador ideal de tensão. Já o gerador real de tensão é aquele que possui uma perda interna de tensão (representado por uma resistência interna “r”), ou seja, toda a força eletromotriz gerada internamente pela fonte não é transmitida ao circuito em forma de tensão, conforme pode ser visualizado na figura 1.2.
Figura 1.2 – Gerador real de tensão.
1.1 Curvas do gerador O estudo das curvas do gerador é feito sobre o circuito da figura 1.3.
Figura 1.3 – Circuito de análise de um gerador real de tensão.
Curva característica do gerador
Essa curva do gerador é feita com os dados de tensão e corrente, conforme a figura 1.4.
E
ICC I
Figura 1.4 – Curva característica do gerador. Analisando a figura 1.4 pode-se observar que quando a corrente do circuito for nula, a tensão emitida pela fonte será o valor máximo e limitado pela força eletromotriz “E” da fonte. Quando a tensão “V” for nula a corrente do circuito será o máximo e denominado de corrente de curto circuito “ICC”. Através da equação característica de um gerador real, que está disposta na equação (1) pode ser calculada e corrente de