E2- FUNDAÇÕES PROFUNDAS (CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS)
CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS
ATIVIDADE 02
FUNDAÇÕES PROFUNDAS
SÃO PAULO
E2 – Fundações Profundas
Seja um edifício de múltiplos pavimentos, com dois subsolos (total 6,00m profundidade), no qual as cargas dos pilares nas fundações varia de 120 a 350 toneladas. Discutir possíveis alternativas para as suas fundações, sabendo que o terreno possui baixa capacidade de suporte na superfície e sendo dada uma das seguintes condições adicionais: 1. Presença de lençol freático na cota – 9,00 m.
Soluções Possíveis: O subsolo atingirá a profundidade de 6m, faltando 3m para atingir o lençol. Precisamos para este tipo de construção (prédio com subsolos) no mínimo de 8 metros abaixo da construção da estrutura de contenção do prédio. É necessário que façamos o rebaixamento do lençol freático, com no mínimo mais 5 metros de profundidade. Neste caso é recomendado utilizar Estadas dos tipos Hélice Contínua, Barrete, Pré-moldada, Strauss e Estaca Raiz.
Estaca Hélice contínua: Estaca de concreto moldada in loco, executada através de um equipamento que possui um trado helicoidal contínuo, que retira o solo conforme se realiza a escavação, e injeta o concreto simultaneamente, utilizando a haste central desse mesmo trado. Além disso, as áreas de trabalho devem ser planas e de fácil movimentação. O sistema pode ser empregado na maioria dos tipos de solos, exceto em locais onde há a presença de matacões (blocos de rocha que podem ser subterrâneos ou superficialmente expostos) e rochas. Estacas muito curta, ou que atravessam materiais extremamente moles também deve ter sua utilização analisada cuidadosamente.
Estaca Barretes: Estacas escavadas com uso de lama bentonítica, executadas com equipamentos de grande porte, como o clam-shell. Pode ser escavada abaixo do nível d´água, até a profundidade de projeto. Na execução, a escavação é preenchida pela lama simultaneamente à retirada do solo escavado.
Estaca Pré-moldada: Estacas