DYE, Thomas (2006) Mapeando os modelos de análise de políticas públicas. In: Heidemann, Francisco e Salm, José Francisco. Políticas públicas e Desenvolvimento: bases epistemológicas e modelos de análise. Brasília: Editora UnB.

1206 palavras 5 páginas
Universidade de Brasília / Instituto de Ciência Política
Disciplina: Estado, Governo e Políticas Públicas – Turma: A
Data da entrega: 13 de Maio de 2013
Nome: Amanda Brasil de Carvalho - 120006260
Texto: DYE, Thomas (2006) Mapeando os modelos de análise de políticas públicas. In: Heidemann, Francisco e Salm, José Francisco. Políticas públicas e Desenvolvimento: bases epistemológicas e modelos de análise. Brasília: Editora UnB.
Fichamento IV e V
O modelo é uma forma de representação de algo da realidade. No caso, usaremos os modelos conceituais para os estudos das políticas públicas. Os modelos não são competitivos entre si, cada um apenas focaliza aquilo aspectos distintos para desenvolver sua defesa. Há tempos as instituições públicas aparecem como foco da ciência política, assim se relacionando intimamente comas políticas públicas. As instituições governamentais dão às políticas públicas três características distintas: 1-Governo empresta legitimidade as políticas; 2- As políticas governamentais envolvem universalidade; e 3- O governo monopoliza a coerção social.
As instituições governamentais são padrões estruturados de comportamento de indivíduos e de grupos, sendo essa estrutura importante nas consequências políticas. A abordagem institucional não precisa ser restritiva ou descritiva. Podemos falar das relações entre arranjos institucionais e conteúdo das políticas públicas, podendo estudar as relações de forma comparativa e sistemática.
Também deve-se pensar que o impacto dos arranjos institucionais nas políticas públicas é apenas um processo empírico e digno de investigação. Podemos considerar que a estrutura e as políticas são determinadas por forças econômicas ou sociais e os rearranjos institucionais podem afetar pouco as políticas, caso as forças subjacentes continuarem constantes.
Estudiosos das políticas públicas tentaram avaliar os atores que se envolvem nos processos, e com isso chegaram a um perfil de atividades desses personagens:

Relacionados