durkhiem
Professor: Diogo
Alunos: Felipe Araujo, Maria Vanessa, Bonnie Martins, Carol Nunes,Barbara
Metodologia Científica
Curso: Ciências Sociais - 1° período
Resumo: A pretensão de universalidade da hermenêutica
(1970)
Adquirimos a hermenêutica na medida em que dominamos uma língua natural, com capacidade de entendimento e interpretação, podendo se transformar em uma habilidade se comparando a retórica, relacionando-se com a arte do convencimento e da persuasão.
A critica vem em uma postura reflexiva, sendo conscientizada no que se diz respeito a hermenêutica filosófica, e esta, deve-se a arte do compreender e tornar compreensível, que por meio de uma língua natural é suficiente esclarecer os sentidos de vários contextos simbólicos. O mundo em nossa volta pode tornar-se confuso, incompreensível, porém, pode ser questionado através da intersubjetividade e do fragmentário. A experiência adquirida não é somente aprendida na linguagem, mas transformam posições provindas de ações, se tratando de questões práticas e decisões formadas através do consenso, propiciado pelo convencimento.
Comparando, a lingüística diferencia-se da hermenêutica, pois o falante nato não participa do discurso comunicativo marcado pela linguagem ordinária. Tem por meta, uma reconstrução do sistema de regras, permitindo a geração de todos os elementos possíveis corretos, ao contrario da hermenêutica, que reflete as experiências de um falante. Mas a hermenêutica conquista significação para as ciências e para a interpretação de seus resultados em vários aspectos, lembrando as ciências sociais em seus problemas, á autocompreensão cientificista das ciências naturais, o âmbito de interpretação e a destruição da autocompreensão objetivista das ciências humanas tradicionais, etc.
A consciência hermenêutica abre um caminho, que é o de incluir em nossa experiência a experiência da ciência, ou seja, que possamos abrir mossa mente para a implicação do saber, a