Durkheim
Durkhein classifica o fato social como "Toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou então ainda , que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter". Ou seja, fato social são as normas estabelecidas em sociedade por meio da convivência em grupos pelo passar do tempo.
2. Qual é a relação entre este conceito e o definição do autor sobre sociedade?
Para Durkhein, a sociedade se trata de uma síntese, onde ela está no todo e não dividida em partes. O conceito de fato social se relaciona com a definição de sociedade porque ambos funcionam juntos, a sociedade tratada como um todo possui uma forma de agir em comum.
3. Dê um exemplo de fato social (que não esteja no texto) e justifique sua resposta a partir das definições desenvolvidas das questões anteriores.
Um acontecimento que engloba alguns exemplos de fato social é um caso ocorrido na França, repercutido em grande rapidez com a foto de duas meninas se beijando em frente ao local onde acontecia um protesto contra a liberação do casamento gay e da adoção de crianças para casais homossexuais no país. Podemos notar, a partir do ocorrido, que o protesto possui os chamados "valores da sociedade", onde foi imposto que uma mulher deve se casar com um homem e só assim poderão formar uma família e que ela só poderá funcionar desta maneira porque uma criança precisa de um pai e de uma mãe e que duas pessoas do mesmo sexo seriam incapazes de educar corretamente uma criança, já que começam a quebrar os valores sociais no momento em que iniciam um relacionamento homossexual. Evidencia-se que essa corrente tem base em valores religiosos e se trata de um padrão cultural que impõe aos indivíduos que a integram a seguirem aquele padrão de normas. Aqueles que não a seguirem, segundo Durkhein, terão diversos obstáculos para