durkheim
O homem passa a impor regras diante ao seu modo de agir perante a sua compreensão de como é o funcionamento das coisas e não a partirdas mesmas, para isso ele leva em conta a questão de que as explicações não podem ser mais importantes que os acontecimentos.
Os sociólogos levam em conta que a explicação de um fenômeno só em validaquando se mostra sua funcionalidade. Assim sendo Comte reduz a continuidade da espécie humana da espécie humana sob melhores condições de vida, já Spencer defende a idéia de uma maior felicidadedandoexplicação a formação da sociedade afim de conciliar o ambiente conjunto, como por exemplo, o governo, a família, etc.
Para Durkheim a sociologia tratava de conceitos e não de coisas por isso criticao evolucionismo de Comte de assenta as idéias e não os fatos. Uma critica feita por Durkheim se dirigia a teoria formulada por Spencer, que deixava levar suas pré noções e não os fatos em si. Para existir um fato é necessário que haja pratica sem alterar sua natureza, como por exemplo os dogmas religiosos do cristianismo, que continuam os mesmos a séculos, porém efetuando outras funções na terra.Para tanto as causas que os fazem existir são dependentes aos finsque elas servem.
Capitulo V - Regras relativas à explicação dos fatos sociais
O homem passa a impor regras diante ao seu modo deagir perante a sua compreensão de como é o funcionamento das coisas e não a partir das mesmas, para isso ele leva em conta a questão de que as explicações não podem ser mais importantes que osacontecimentos.
Os sociólogos levam em conta que a explicação de um fenômeno só em valida quando se mostra sua funcionalidade. Assim sendo Comte reduz a continuidade da espécie humana da espécie humana sobmelhores condições de vida, já Spencer defende a idéia de uma maior felicidade dandoexplicação a formação da sociedade afim de conciliar o ambiente conjunto, como por exemplo, o governo, a família,...