Durkheim
Descendente de família judia, nascido em 15 de abril de 1858 em Épinal, Alsácia, formado em direito e economia ,Durkheim deu inicio aos seus estudos filosóficos na Escola Normal Superior de Paris, posteriormente mudou - se para a Alemanha e foi o fundador da primeira escola de pensamento sociológico.
Sua obra foi elabora em um período de constantes criticas econômicas que traziam problemas como o desemprego e a miséria para as sociedades da Europa.
Segundo Durkheim, as crises seriam oriundas de uma fragilidade na moral, em orientar os indivíduos em sua conduta, e acreditava que a ciência fosse capaz de fornecer soluções para os problemas enfrentados pela população na época.
Em relação a crescente sociedade industrial, Durkheim era otimista. Via a divisão do trabalho como algo que promovia a solidariedade e a cooperação.
Este autor, via a necessidade de se criar um método propriamente sociológico, com o objetivo de tornar a sociologia uma disciplina independente das outras, e desenvolve o conceito de fato social, definindo-a como objeto de estudo da sociologia.
Segundo Durkheim, se da o nome de Fato Social, “a toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o individuo uma coerção exterior: ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter” ( Durkhein, Emile. As regras do método sociológico. 16ªEdição Companhia Editora Nacional, São Paulo).
Segundo Durkheim, o individuo isoladamente não deve ser tomado como ideal para uma analise sociologia, e sim esse indivíduo em convívio social, caracterizando o grupal. Nem tudo que se faz é um fato social, um fato social deve apresentar três características :
• Generalidade= comum a todos os membros de um grupo;
• Exterioridade= o fato social é exterior ao individuo;
• Coercitivo= os indivíduos são obrigados a segui-los mesmo contra a sua vontade;
Os fatos