Durkheim
Podemos classificar como fatos sociais as regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc., exteriores ao indivíduo dotado de um poder de coerção sobre este mesmo indivíduo e aplicáveis a toda a sociedade, que são capazes de condicionar ou até determinar suas ações; sendo esta dotada de existência própria, ou seja, independente de manifestações individuais.
Algumas Características do fato social seria :
Coerção – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade – relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao indivíduo e independentes de sua consciência.
Devem ser consideradas coisas, objetos de estudo, mantendo a neutralidade independente das consciências individuais.
Para Durkheim a consciência coletiva constitui o "conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma mesma sociedade, formando um sistema determinado com vida própria". A consciência coletiva é algo que esta acima do individuo, que habita nas mentes individuais e serve para orientar a conduta de cada um de nós, chega a ser capaz de constranger ou coagir os