Classificação dos sistemas contábeis
Introdução Sistema de informações consiste numa entidade (pessoa) que enfrente um problema, em um contexto organizacional, para o qual necessita de dados, com a finalidade de obter uma solução. Esses dados são transformados em informações e divulgações mediante um modo de apresentação.
Podem ser identificadas como sintéticas, quando identificam grandes parte de dados sob diferentes regras de formação: dizem respeito a um período de tempo (diário, mensal, anual) ou ainda se destinam à tomada de decisão por parte dos gestores da empresa.
Classificação dos Sistemas Contábeis
Como uma contribuição para a sistematização desse novo desenvolvimento na contabilidade prática, as contas devem ser organizadas inicialmente nos seguintes grupos:
Contas patrimoniais e de resultado - registrem os elementos patrimoniais na forma exigida nas leis brasileiras das SAs e do Código Civil.
Contas de Análise e Controle - registrem os diversos fatos e atos adicionais de interesse de um sistema contábil. O exemplo mais comum são as contas de compensação. Mas podem ser incluídas as contas auxiliares (centro de custo, contas de abertura e encerramento) e as contas transitórias (despesas pré operacionais).
Outras classificações de interesse
• Para fins de análise contábil: contas analíticas e contas sintéticas ;
• Para fins de vínculos entre si: conta principal e conta acessória (clientes e provisão para devedores duvidosos, por exemplo);
• Para fins de gestão contábil: contas de funcionamento (representativa de inventários tais como caixa, títulos, bens do imobilizado) e contas de gestão (receitas, custos, despesas, lucros a distribuir, reservas, depreciação). Ressalve-se que na Gestão pública, devem ser incluídas como "de gestão" as contas representativas das Dívidas (flutuante e permanente).
Plano de Contas Dentro de uma visão abrangente, as contas fazem parte de um sistema contábil cujos objetivos do