Aproveitamento das aguas pluviais
Como funciona o aproveitamento das águas pluviais?
1 – Captar a água de chuva:
Capta-se a água de chuva de áreas impermeabilizadas, normalmente os telhados.
Em média, de quanta água poderemos dispor?
Precipitação Vm2 x Metragem do telhado A m2 x Fator de perda 0,85
= Quantidade disponível
Exemplo: 1.200 litros/ m2 x 120 m2 x 0,85 = 122.400 litros/ano
2 – Filtrar a água de chuva:
A água de chuva tem, em condições normais, a qualidade da água para o banho, se for previamente filtrada. Filtros de aço inox, com uma tela fina e auto-limpantes são os mais indicados para esta tarefa.
3 – Armazenar a água de chuva:
Armazenar a água de chuva: A melhor forma de armazenamento é – como no caso da água potável – a cisterna subterrânea. Sem luz e calor, retarda-se a ação das bactérias. Cisternas fabricadas em concreto ainda neutralizam a maior acidez da água da chuva.
Qual seria o tamanho adequado da cisterna?
Número de pessoas na casa/no prédio x consumo per capita em litros, + consumo da irrigação x Reserva de segurança de 21 dias (estiagem) = Volume da cisterna em m3
Exemplo: (Seis pessoas com 400 m2 de área de jardim/horta): 6 pessoas x 200 litros x 21 = 25 m3 de cisterna. Para este caso, recomenda-se uma cisterna de 20.000 litros.
Uma dica de cálculo: para cada m3 de volume da cisterna serão necessários cerca de 25 m3 de telhado.
4 – Usar a água da chuva:
Usar a água de chuva: Pode-se usar cisternas com bombas que trabalham sob demanda, i.e. quando há consumo, a bomba alimenta a tubulação. Porém, em geral basta uma caixa exclusiva no telhado, que abastece – sem contato com a água potável – as descargas e outros pontos de consumo como a torneira de jardim e a máquina de lavar roupa. Prever isto em novas construções será facílimo e onera muito pouco os custos de construção.
5 – Realimentar o sistema de abastecimento:
Realimentar o sistema de abastecimento: Numa estiagem prolongada, a descarga