Durkheim sociologia juridica
1. Durkheim afirma, em seu livro As regras do método sociológico:
“Existem, pois, espécies sociais pela mesma razão por que existem espécies em biologia. Estas, com efeito, são devidas ao fato de que os organismos não constituem senão combinações variadas de uma única e mesma unidade anatômica”. (p.81)
Que características da escola positivista podemos encontrar nesse texto?
O positivismo reconhecia que os princípios reguladores do mundo físico e do mundo social diferiam quanto à sua essência: os primeiros diziam respeito a acontecimentos exteriores aos homens; os outros, a questões humanas. Entretanto, a crença na origem natural de ambos teve o poder de aproximá-los.
A característica da escola positivista que podemos encontrar neste texto é o método de investigação das ciências da natureza, procurando identificar na vida social as mesmas relações e princípios com os quais os cientistas explicavam a vida natural.
Podemos apontar, portanto, como primeiro principio teórico da escola positivista a tentativa de constituir seu objeto, pautar seus métodos e elaborar seus conceitos à luz das ciências naturais, procurando dessa maneira chegar a mesma objetividade e ao mesmo êxito nas formas de controle sobre os fenômenos estudados.
2. Defendendo a imparcialidade e a objetividade da ciência, Durkheim afirma: “O sentimento é objeto da ciência, não é critério de verdade cientifica” (p.31)
Para Durkheim, a verdadeira ciência deve se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista? Por quê?
Não. Para Durkheim a explicação cientifica exige que o pesquisador mantenha certa distancia e neutralidade em relação aos fatos, resguardando a objetividade de sua análise. Além disso, é preciso que o sociólogo deixe de lado suas prenoções, isto é, seus valores e sentimentos pessoais em relação ao acontecimento a ser estudado, pois nada tem de cientifico e podem distorcer a realidade dos fatos. Essa postura exige o não envolvimento afetivo ou de qualquer