durkheim marx weber
Émille Durkheim (1858-1917) tinha como visão a sociologia como ciência, o fato social era seu principal conceito, que que não era definido, ele dava características e a gente tirava a conclusão. Ele criou como conceito a solidariedade , que significa como as pessoas podem compartilhar determinados valores. Estudava a sociedade, como objeto, para poder compreender racionalmente. Era considerado um conservador. Ele valoriza muito a relação individuo, sociedade.
Há uma divisão da sociedade através do trabalho, onde há duas sociedades:
A solidariedade mecânica: É simples e primitiva. O índividuo não é reconhecido pela individualidade, é reconhecida pelo grupo, em coletividade. Onde crenças e valores são compartilhados, e as pessoas tem um modo de pensar parecido.
A solidariedade orgânica: è um tipo de coesão que marca as formas e valores. Com a industrialização, as diferenças sociais surgirão e eram várias ,e essa alta diferenciação social, impõe uma necessidade maior de solidariedade. Há um maior individualismo, há um reconhecimento da pessoa como única.
A junção dos dois ideais conta o consenso societário.
Coesão: vem a ser uma capacidade de obrigar as pessoas a fazer determinadas coisas. Algumas instituições como a escola, religião ,a família , o Estado são locais onde aprendemos condutas e acabamos seguindo as regras. (como as leis)
Generalidade: Era um fato geral a sociedade, onde não existe discriminação, todos são iguais.
Exterioridade: Os fatos sociais existem e atuam sobre as pessoas independente da nossa vontade, a sociedade nos impõe a essa situação.
Anomia: era um estado, onde a sociedade não é mais objetiva, algo na sociedade não funciona mais de forma harmônica, algo se torna errado. Há ausência de regras ,crise das formas de controles sociais e aumento do individualismo.
O modo de pensar de Durkheim, mostra as características, mas não friza exatamente