Dureza Rockwell
Centro Paula Souza
Lucca Merizio Cinquarolli
Projetos Mecânicos – Manhã
DUREZA ROCKWELLQ /R3
Sorocaba, 2014
SUMÁRIO
Introdução Teórica.................................................................3
Procedimento Experimental..................................................4
Coleta de Dados.....................................................................5
Conclusão...............................................................................6
INTRODUÇÃO
O método Rockwell foi idealizado em 1922 por Stanley P. Rockwell, como uma ferramenta para obter valores mais rápidos e precisos para controle de dureza, torna-se hoje um dos métodos mais utilizados para controle de dureza de metais. O teste é realizado em duas etapas sendo aplicada uma pré-carga com objetivo de assentar o corpo de prova na superfície, posteriormente aplica-se a carga complementar. A carga efetiva é dada pela soma da pré-carga com a carga complementar. O valor da dureza Rockwell é dado pela profundidade da carga máxima menos a profundidade da pré-carga, menos a deflexão elástica.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para iniciarmos o teste devemos considerar o equipamento, ou seja, adequá-lo para a escala em que queremos medir, podendo ela variar de A até W para dureza normal e de 15N até 45T para dureza superficial ( utilizada para medir camadas de tratamento térmico ou corpo de prova muito fino)
Seguindo a tabela acima, devemos utilizar o penetrador indicado, sendo ele a esfera de aço ou o cone de diamante. Ajustar a pré-carga, girando a rosca acima do penetrador e então ajustar a carga complementar atrás do equipamento. Feito isso devesse girar o volante da base da máquina até que o ponteiro menor atinja o risco vertical; posteriormente libere a alavanca para que a carga complementar seja aplicada, quando a alavanca parar, puxe-a de volta