Dureza Rockewell
O que é ensaio de dureza Brinell? - Consiste em comprimir lentamente uma esfera de aço temperado, de diâmetro D, sobre uma superfície plana, polida e limpa de um metal, por meio de uma carga Q, durante um tempo t, produzindo uma calota esférica de diâmetro d.
-A dureza Brinell (HB) é a relação entre a carga aplicada (Q) ou (F) e a área da calota esférica impressa no material ensaiado.
Vantagens:
- Usando cargas e esferas diferentes, é possível chegar ao mesmo valor de dureza, desde que se observem algumas condições.
- Baixo custo dos aparelhos
- Utilizada na verificação de dureza de metais com estrutura não uniforme como ferros fundidos cinzentos.
- Permite aplicação por meio de aparelhos portáteis.
Desvantagens:
- É limitado pela esfera empregada.
- Usando-se esferas de aço temperado só é possível medir dureza até 500 HB, pois durezas maiores danificariam a esfera
- A recuperação elástica é uma fonte de erros, pois o diâmetro da impressão não é o mesmo quando a esfera está em contato com o metal e depois de aliviada a carga
- Não deve ser realizado em superfícies cilíndricas com raio de curvatura menor que 5 vezes o diâmetro da esfera, pois pode haver escoamento lateral do material e a dureza medida será menor que a real.
O que é ensaio de dureza Vickers?
- O método é baseado na penetração de uma pirâmide de base quadrada, com ângulo entre as faces opostas de 136° feita de diamante. O valor de dureza Vickers (HV) é o quociente da carga aplicada (F) pela área de impressão (A) deixada no corpo ensaiado.
Vantagens:
- O ensaio Vickers fornece uma escala contínua de dureza, medindo todas as gamas de valores de dureza numa única escala.
- As impressões são extremamente pequenas e, na maioria dos casos, não inutilizam as peças, mesmo as acabadas.
- O penetrador, por ser de diamante, é praticamente indeformável.
- Este ensaio aplica-se a materiais de qualquer espessura, e pode também ser usado para