Dureza da Água
CENTRO DE TECNOLOGIA
-DEMP-
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
EXPERIMENTO 8
DETERMINAÇÃO DE CÁLCIO, MAGNÉSIO E DUREZA TOTAL DA ÁGUA
Daniel George M Melo
0304541
Fortaleza, 03 de agosto de 2009
1- Introdução
A água se for levada em consideração à concentração de sais pode possuir duas classificações especiais: água branda (baixa concentração de íons cálcio e magnésio) e água pesada (concentração elevada de íons cálcio e magnésio). Devido processos geoquímicos ela pode apresentar estas concentrações elevadas de magnésio e cálcio, o que se torna um problema para a sociedade, pois estes íons tendem a precipitar podendo causar sérios problemas.
O relatório tratará exatamente sobre este assunto de dureza da água, mostrando como determinar a quantidade de cálcio e de magnésio em uma amostra de água e depois abranda-la.
2- Objetivos
O objetivo deste oitavo experimento é determinar os componentes químicos de uma amostra de água por meio de titulação e utilizando resina catiônica abrandar esta amostra. 3- Material e Métodos O experimento foi dividido em três partes bem definidas, a primeira consiste em determinar a quantidade de Ca2+ em cinqüenta mililitros de água fornecida pelo responsável do laboratório, a segunda parte consiste em determinar a quantidade simultânea de Ca2+ e Mg2+ numa outra amostra de cinqüenta mililitros de água e por ultimo é feito o procedimento de abrandamento da água. Explanando a primeira parte do experimento foi utilizado um erlenmeyer de 250mL e utilizando uma proveta graduada de capacidade 50mL foi posto nele 50 mL de água. Nesta amostra de água foi posto 2mL de hidróxido de potássio a 10% e também uma pequena quantidade o indicador murexida, este indicador é importante pois ele é específico para o cálcio, que é exatamente o objetivo desta primeira parte. Após isso foi feita a titulação utilizando ácido atilenodiaminotetracético (EDTA) 0,01M e com a água