DUQUE DE CAXIAS ASPECTOS URBANOS
Como está organizado o espaço do município de Duque de
Caxias?
Político administrativamente está dividido em quatro distritos que se distinguem pelo seu uso: ora o urbano, ora por um “rural”, ora por uma menor visibilidade de seus sistemas técnicos, aproximando-o da imagem de “área menos ocupada” ou “mais preservada”. Chamamos a atenção de que essas grandes classificações (urbano, rural) tendem a homogeneizar um determinado espaço como se estivesse estruturado exatamente igual em toda a sua extensão, o que não é fato.
Um determinado espaço pode ser reconhecido pelas funções de seus sistemas técnicos, mas o que não impede que seja usado, também, para outras finalidades. O espaço, portanto, é sempre concebido para concretizar finalidades, mas é, também, apropriado para cumprir outras funções além daquelas pré-estabelecidas. Um exemplo das múltiplas dimensões do espaço é uma rua ou área da cidade que durante o dia tem como finalidade de uso a prestação de serviços públicos e a noite, serem reconhecidas como espaço de algum tipo de lazer.
O município de Duque de Caxias, de acordo com o Estudo Socioeconômico de 2007 do
Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, no ano de 2006, tinha 885.010 habitantes, sendo que em cada km² viviam 1.826 pessoas (o município tem uma área total de 468,3 km²). É uma densidade demográfica muito alta que se agrava quando
99,6% da população residiam em área urbana, sendo que 80% tinham acesso à rede geral de abastecimento de água, principalmente no 1º e 2º distritos, enquanto que grande parte da população de Campos Elíseos e Imbariê era obrigada a utilizar de outros meios para obter essa necessidade básica.
A denominada área central de Duque de Caxias, 1º e 2º distritos, concentra atividades industriais, serviços e comércio, portanto, um espaço com a presença de vigorosos sistemas técnicos alicerçados em ciência, tecnologia e informação como, a REDUC, por exemplo. Ainda