Dupla revolução
Por volta de 1780, os eventos ocorridos na época deram inicio a uma nova era.
A Dupla Revolução teve como palco dois dos principais polos econômicos e políticos da época, a França e a Inglaterra.
A revolução industrial foi uma transição para novos processos de manufatura. Com os avanços tecnológicos - maquina a vapor, substituição da madeira como combustível pelo carvão -, a produção artesanal foi substituída por máquinas, que produziam muito mais e em menos tempo.
A Inglaterra já possuía uma estrutura que favorecia as atividades mercantis, assim como uma agricultura que beneficiava ao crescimento econômico.
A revolução francesa teve inicio em 1789 e durou até 1799, pouco depois da revolução industrial. Foi um período de mudanças que gerou um impacto duradouro na história do país.
Os privilégios feudais, aristocráticos e religiosos foram se esvaindo quando novos ideias foram implantados "Liberté, Égalité, Fraternité (Liberdade, igualdade e fraternidade). O povo cansado da incompetência do rei Luis XVI, junto com a implantação dos ideais iluministas - que estavam cada vez mais fortes -, alimentaram sentimentos radicais que deram inicio a revolução.
Com a revolução francesa, a França, deu inicio a uma nova forma de pensar e popularizou as ideias políticas, fazendo com que o povo percebesse seu poder e seus direitos individuais. No entanto, este mesmo pensamento, mesmo sendo repleto de ideias humanitárias, de racionalidade e de progresso, ainda que indiretamente, favoreceu à consolidação do capitalismo.
Os efeitos causados pela "dupla revolução" não se limitam apenas ao setor politico e econômico, causaram também modificações consideráveis na sociedade da época. A aristocracia, após ser devastada,