Dupla revolução
SÍNTESE DA PRIMEIRA UNIDADE
A “dupla revolução” é caracterizada por um dos acontecimentos que tiveram maiores influências na sociedade do século XVIII e nos afeta até hoje. O primeiro fato ocorrido a partir da década de 1780 foi a Revolução Industrial, que aconteceu na Inglaterra com o surgimento da máquina a vapor e que representaria a primeira grande mudança desta revolução, que foi a substituição do processo de produção e fabricação artesanal pelo processo mecânico e o segundo fato importante foi o surgimento de uma nova classe social, o proletariado. Esta classe é representada pela maioria da sociedade inglesa e que precisou se adequar às novas condições de vida e sobrevivências. A burguesia controlava toda sociedade, era uma classe dominadora que impunha sua vontade direta ou indiretamente à classe operária em busca de interesse próprio e objetivos individualistas, isto é, em busca de acumular mais riquezas.
Apesar de pouca parte da burguesia acreditar nos fundamentos do catolicismo ou até mesmo nos poderes que os seres divinos tinham, ou têm, (assim como alguns intelectuais e pensadores da época) sabiam que a maioria do proletariado permaneciam profundamente devotos e supersticiosos ao cristianismo e seus ensinamentos se aproveitavam desta situação para manter a ordem em casos de necessidade. Inicialmente surgiram pequenos descontentamentos devido aos míseros salários, devido aos graves acidentes ocorridos nas fábricas, onde crianças, jovens, mulheres e homens dividiam o mesmo ambiente totalmente insalubre e trabalhavam por 16 horas diárias, sem condições de higiene, alimentação adequada e mesmo assim trabalhavam somente em troca de refeições.
Da burguesia, surge a aristocracia que é desde o século XVII a grande responsável pela mudança na maneira de pensar e esta classe passa a ser o objeto da razão, e também é o momento onde a igreja deixa de ser dominadora e outras religiões estão em crescimento como por exemplo a