Dumazedier e os estudos do Lazer
1. Referência Bibliográfica Gomes, Cristina Marques. Dumazedier e os estudos do lazer no Brasil: breve trajetória histórica. Disponível em http://www.ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/dcefs/Prof._Adalberto_Santos/1- dumazedier_e_os_estudos_do_lazer_no_brasil-_breve_trajetoria_historica_12.pdf Acesso em 6 set 2014.
2. Palavras-Chave Estudos do lazer, Brasil, história, Dumazedier.
3. Tema Pesquisa histórica sobre o lazer como objeto de estudo no Brasil. As origens dos estudos, autores, eventos e instituições importantes na consolidação dos estudos sobre lazer no Brasil.
4. Resumo O texto faz um apanhado dos estudos e pesquisas sobre lazer no Brasil. Discorre acerca das primeiras iniciativas para construir o campo de pesquisa sobre lazer, correntes predominantes, instituições catalizadoras do processo e a presença do sociólogo Jofre Dumazedier no ambiente acadêmico brasileiro. “... o presente artigo procura reconstituir a trajetória do lazer na literatura nacional, com o propósito de contribuir para uma nova abordagem compreensiva do fenômeno em questão.”
5. Citações “O lazer, da mesma forma, além de ser bom para repor as forças depois de um período estafante de trabalho – um dia, uma semana, um ano – na visão do senso comum, é bom também para pensar os valores e as dinâmicas da sociedade.” (GOMES apud MAGNANI, 2000).
“Freyre afirmou que à medida que a máquina substituía o homem, a organização do lazer tornava-se mais importante que a organização do trabalho.” (Gomes, 2004) “Tais divergências são contextualizadas por Camargo (2003) ao citar o pensamento de Requixa, para quem as sociedades urbanas apresentavam três estágios em relação à temática do lazer: num primeiro momento, negam a questão, através de diferentes argumentos; num segundo, o tema lazer ‘é percebido como importante face ao seu potencial terapêutico em relação a outras problemáticas urbanas, ou seja, dentro de um