DTA Hepatite A
Hepatite A
Diogo Burato / Gabriel de Freitas
Introdução
O estudo tem por objetivo identificar as características da DTA desencadeada pelo vírus da
Hepatite A.
Abordaremos neste trabalho, definição do vírus, fatores desencadeadores, sintomas da doença causada pelo mesmo, principais alimentos envolvidos e medidas de prevenção.
O que é o vírus da Hepatite A ?
É uma inflamação do fígado (hepatite) causada por um vírus chamado Vírus da Hepatite A
(HAV), também popularmente conhecido como amarelão e derrame de bile. Pelo seu modo de transmissão, esse tipo de hepatite é típico de áreas menos desenvolvidas, com más condições de higiene e falta de saneamento básico. Nesses locais, incluindo a maior parte do Brasil, predomina em crianças pequenas (2 à 6 anos), porém, indivíduos que não tiveram a doença quando crianças, podem adquiri-la em qualquer idade. A forma fulminante é muito rara (0,6% dos casos) e aumenta seus casos conforme a idade. Mais de 40% dos casos de hepatite são causados pelo HAV, e 50 % da população adulta já o terá encontrado.
No Brasil, 75% da população adulta já teve contato com o vírus( apresentando sorologia IgGanti HVA positiva). Os anticorpos são protetores para toda vida, não há manifestações por imunocomplexos. A distribuição é mundial.
Modo de Transmissão
Ocorre pela via chamada fecal-oral, na maioria das vezes com fezes de pacientes contaminando a água de consumo e os alimentos.
A transmissão pela água na maioria dos casos se da pela falta de saneamento básico, água mal tratada ou instalações residências mal feitas, em Santa Catarina um estudo recente mostra que em vários bairros a maioria deles próximos as praias os moradores não tem seu esgoto cloacal ligado à rede de tratamento, muitos tem fossas sépticas e ou ligam erroneamente na rede pluvial que deveria ser usada somente para a água da chuva e com isso contaminando a água do mar e potável. As fossas sépticas por sua vez barateiam o custo da obra, mas