DSTs
Sífilis
Gonorréia
Candidíase
Clamídia
Tricomoníase
HPV
Matéria: Políticas e Programas de Saúde
Professora: Sonia Fantésia
Grupo 6: Apresentação Dia 05/12/2014
Dulce Rufino
Fernanda Freire
Laryssa Neves
Yuri Matos
Thiago Lima
O que são?
São aquelas doenças adquiridas por contato sexual (vaginal, oral ou anal) com alguém que já esteja contaminado por uma DST. Elas podem ser causadas por bactérias ou vírus e antigamente eram chamadas de doenças venéreas.
As DSTs afetam a saúde física, emocional e a qualidade de vida de homens e mulheres, sendo os adolescentes e adultos jovens os mais frequentemente acometidos. Algumas delas têm cura, outras não.
A presença de uma DST facilita a transmissão do HPV ou HIV.
É muito comum a ausência de sintomas, principalmente nos estágios iniciais da doença. O que leva à ausência de tratamento, podendo causar problemas como infertilidade ou câncer, os quais tendem a ser mais graves em mulheres do que em homens.
Gestantes infectadas por alguns tipos de doenças sexualmente transmissíveis podem passar a infecção para o bebê durante a gravidez ou parto.
O que você precisa saber sobre doenças sexualmente transmissíveis?
Elas afetam homens e mulheres de todas as idades, etnias e classes sociais. Adolescentes e adultos jovens são os mais acometidos, pois eles têm relações sexuais mais frequentemente, com parceiros variados, e ainda não estão cientes da importância de preveni-las com o uso da camisinha.
É importante que todos estejam alerta para a regra dos 5Ps: proteção contra DSTs, parceiros sexuais confiáveis, prevenção de DSTs na gravidez, prática sexual segura e passado de DSTs.
O número de pessoas contaminadas por DSTs está aumentando a cada dia.
Mesmo não apresentando sintomas, você pode estar com uma DST e passar esta doença para outra pessoa. Para evitar que isso aconteça, converse com seu médico sobre a realização de exames,