DSTs e preven es
Sífilis:
É causada por uma bactéria, conhecida como treponema pallidum, transmitida pelo contato sexual de mãe para filhos, através da placenta, transfusão de sangue uso de drogas injetáveis.
- Sintomas: o aparecimento de uma lesão é na forma de uma pequena ulcera ferida na genitália externa. É conhecida por cancro duro e aparece entre sete a 15 dias após o contato sexual o cancro duro pode desaparecer naturalmente mas então dois meses após o aparecimento surgem lesões generalizadas na pele como pontos vermelhos e escamosos por todo corpo. Nos estágios mais avançados podem surgir lesões mais graves, essas lesões mais graves surgem em órgãos do sistema nervoso, cardiovasculares e do urinário, que podem levar à morte a sífilis é tratada com antibióticos mas somente com prescrição médica. A sífilis pode permanecer latente durante algum tempo e nesse caso, a pessoa pode transmiti-la sem suspeitar que está doente.
Gonorreia:
Também conhecida por blenorragia, a gonorreia é causada por uma bactéria conhecido como gonococo transmitida pelo contato sexual ou qualquer tipo de contato sanguíneo como é causada por uma bactéria, só pode ser tratada por antibióticos.Os primeiros sintomas surge em poucos dias após o contato: ardor na uretra seguindo de Pus.
HIV: (riscos de se adquiri-lo)
Sexo sem proteção;
Compartilhamento de agulhas e seringas com usuários de drogas injetáveis;
Transfusões sanguíneas;
Vírus pode passar da mãe para o filho durante a gestação, parto ou alimentação;
Não tem cura, ataca o sistema de defesa do corpo. A medicamentos que podem retardar a manifestação da doença
Prevenções: Os mecanismos para evitar é fecundação são denominados métodos contraceptivos ou anticoncepcionais eles agem de diversas maneiras alguns impedem que o espermatozoide cheguem ao óvulo outros eliminam os espermatozoides ainda na vagina alguns permitem o monitoramento duramente o período fértil da mulher. Métodos como o coito interrompido e a camisinha são reversíveis