dsts, gravidez na adolescência e aborto
O presente trabalho tem por finalidade, conscientizar os estudantes de enfermagem de uma forma ampla e explicativa, das diversas doenças sexualmente transmissíveis (DSTS), suas causas, sintomas e conseqüências que afetam milhares de pessoas no Brasil e no mundo.
Estas doenças que na maioria das vezes é causada por meio do ato sexual, podem ter cura se detecta a tempo, mas em outros casos só podem ser tratadas com medicamentos, mas não curadas (trazendo conseqüências mais graves). Tais doenças afetam, sobretudo, os órgãos do aparelho reprodutor, embora as infecções possam atingir outras partes do organismo.
As DST acompanham a história da humanidade. Durante aevolução da espécie humana, as DST vêm acometendo pessoas de todas as classes, sexos e religiões. Doenças sexualmente transmissíveis (DST) englobam uma série de doenças infecciosas causadas por vírus,fungos, protozoários e bactérias cuja via preferencial de transmissão é a sexual. As taxas de incidência oscilam segundo a população e a região analisadas. A faixa etária mais acometida é, obviamente,entre 20 e 45 anos, época em que a atividade sexual e a troca de parceiros são mais freqüentes. Em conseqüência dos: grandes conglomerados urbanos, do início mais precoce da atividade sexual, da maiordivulgação dos métodos anticoncepcionais e do próprio apelo sexual que a sociedade impõe, observa-se hoje em dia a manutenção dos altos níveis de incidência das principais DST, em especial a gonocóccica,a sífilis, uretrites e vaginites não gonocóccicas e, mais recentemente, as doenças virais (condilomatose, herpes e aids). Tem-se como objetivo nesse trabalho descrever o agente etiológico e aspectosgerais das principais doenças sexualmente transmissíveis: Aids, cancróide, candidíase vulvovaginal, condiloma acuminado, donovanose, gonorréia, hepatite B, herpes genital, linfogranuloma venéreo,pediculose pubiana e sífilis, especificar um modelo de abordagem do portador de DST, elucidar os principais sinais e