Dst/aids
Cancro mole
Após a relação sexual que transmite a doença, demora entre um dia e duas semanas até aparecer o cancro mole, normalmente na glande do pênis, escroto ou lados do pênis no homem, ou nos lábios maiores ou menores da vulva na mulher. No homem costumam ser apenas 1 ou 2 dias, mas na mulher podem ser até quatro dias, mas com menos sintomas.
O cancro mole é uma úlcera dolorosa, que sangra facilmente. A base apresenta um material amarelado-esverdeado purulento.
Os gânglios linfáticos regionais (inguinais) ficam, inchados e facilmente palpáveis. Nos estágios avançados não tratados podem irromper na pele drenando pus.
Gonorréia
A gonorréia também chamada blenorragia,é causada por uma bactéria que pode provocar inflamação na uretra,na próstata e no útero.O homem sente dor e ardência na região genital e elimina uma secreção branca ou amarelada ao urinar.
A principal forma de contágio é pelo ato sexual quando a(o) companheira(o) estão contaminados; no parto normal, se a mãe estiver infectada, ou por contaminação indireta se, por exemplo, uma mulher usar artigos de higiene íntima de uma amiga contaminada (evento considerado raro). Mulheres grávidas com gonorréia correm riscos de perder o feto.
Sífilis
As principais formas de transmissão são o contato sexual e a transmissão vertical para o feto durante a gravidez de uma mulher contaminada. Neste último caso, o feto sofre de sífilis congênita, que tem sinais e sintomas diferentes da sífilis clássica, por afetar o ser humano durante a sua fase de crescimento. A sífilis