Dscwe

354 palavras 2 páginas
A adição de carvão ao licor negro permite sua sintetização em gás, uma opção técnica e economicamente muito mais vantajosa do que sua simples queima.
Gás de sintese é um combinação de hidrogênio e monóxido de carbono e pode ser produzido de várias fontes orgânicas, as biomassas. O produto final que pesquisadores estão buscando obter é o éter dimetil (DME), largamente utilizado para queima para aquecimento doméstico e até como gás de cozinha.
Licor negro é um rejeito da indústria de papel, formado pela lignina da madeira, por uma mistura de compostos químicos utilizados no processo produtivo, e água.
A lignina, composto orgânico presente na madeira, se encontra dissolvida no licor negro, resíduo do processo de obtenção de celulose.
Tal composto possui alto poder calorífico, possuindo potencial para ser utilizado como biocombustível.
Por que teve um estudo feito com o objetivo a avaliação da eficiência de diferentes níveis de acidificação na recuperação da lignina presente no licor negro e em seguida determinação de seu potencial energético. E concluiram que quanto maior o nível de acidificação do licor negro, maior a proporção de lignina recuperada e, consequentemente, maior o poder calorifico do material precipitado.
O licor negro é normalmente queimado em caldeira de recuperação
A caldeira de recuperação é ao mesmo tempo um reator químico e um gerador de vapor.
Como gerador de vapor, tem a função de produzir vapor para o processo, decorrente do calor liberado na combustão da fração orgânica do licor negro. Essa caldeira utiliza como combustível a matéria orgânica que corresponde aproximadamente a 2/3 da composição do licor negro.
Sendo assim, o principal objetivo da caldeira de recuperação é recuperar os reagentes usados no cozimento da madeira para fabricação da pasta de celulose, utilizando a energia térmica liberada na combustão dos componentes orgânicos, gerando vapor superaquecido no qual é usado para gerar energia elétrica em turbinas a vapor e em

Relacionados