Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
O Narrador
O narrador é o relator, a testemunha dos fatos contados. Ele pode estar incorporado em um dos personagens, inda que sua participação seja tangencial aos fatos, ou que permaneça meramente como observador. Neste caso o Ponto de Vista, ou PDV, como dizemos é na primeira pessoa. O narrador descreve os fatos como participante.
No caso do PDV como Terceira Pessoa Restrita, ou seja, quando a estória é contada
* Narrador-personagem - Nesta modalidade ele participa de alguma forma do enredo, pois, ao mesmo tempo em que conta, demonstra também sua cota de envolvimento com a trama, geralmente narrada em 1ª pessoa.
* Narrador-observador - Neste caso, a narrativa revela-se em 3ª pessoa, visto que o narrador apenas observa do lado “de fora” e, de forma imparcial, repassa ao leitor o que realmente acontece, limitando-se a revelar somente o que vê, nada mais que isso.
* Narrador-onisciente - Este, além de saber tudo sobre o enredo, ainda sabe até o que os personagens pensam, revelando ao leitor os pensamentos e os sentimentos mais íntimos destes. Chega, às vezes, a revelar até o que as personagens nem sabem, fundindo-se no que chamamos de discurso indireto livre – o qual é narrado em 3ª pessoa e a voz do narrador muitas vezes se confunde com o pensamento dos participantes.
Um importante detalhe ao qual devemos nos atentar reside no fato de que nunca podemos confundir autor com narrador. O autor revela-se como uma pessoa de carne e osso, como é o caso de Machado de Assis, Eça de Queiroz, Clarice Lispector, como também pode ser qualquer outra pessoa, não apenas representante da arte literária em si.
O narrador é quem se revela como uma personagem de total autonomia para dar rumo aos fatos que deseja relatar, pois o enredo somente se materializa porque ele existe
Foco narrativo
O narrador pode aparecer:
a) em primeira pessoa, personagem principal.
b) em primeira pessoa, mero observador dos fatos. É um recurso