Drones
Um drone, como é comumente conhecido, ou Um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), é qualquer tipo de aeronave que não precisa de piloto para ser guiada. Esses drones, são controlados á distância, por meio de computadores supervisionados por governos humanos ou por Controladores Lógicos Programáveis.
Os drones, foram criados inicialmente para fins militares, baseados nas bombas voadoras alemãs, e nos inofensivos modelos controlados por rádio.
Foram construídos para serem usados em missões muito perigosas para serem executadas por pessoas, nas áreas de inteligência militar, apoio e controle de tiro, apoio aéreo às tropas, controle de mísseis de cruzeiro, atividades de patrulhamento, atividades de busca e resgate, e outras.
Hoje, o desenvolvimento de pesquisas e fabricação de drones são realizadas e estimuladas, principalmente, por militares estadunidenses, pelas Forças de Defesa de Israel e pelas principais forças armadas do mundo. Os fabricantes- a maioria encontrada nos EUA - e alguns países da Europa transformaram-se em potências bilionárias, pois para construir essa máquina é preciso dominar tecnologias caras.
Atualmente existem milhares de drones executando tarefas científicas como observação e medição da atmosfera, estudos de navegação aérea, observação de vulcões, áreas de acidentes e tragédias, pesquisas de meio ambiente. Por outro lado, existem drones em diversos países espionando atividades de grupos terroristas, narcotraficantes, concorrentes, segredos nacionais e até lançando bombas inteligentes sobre bunkers do Oriente Médio. Nos últimos tempos, os drones foram usados sobretudo no Kosovo, no Tchad, e também nos ataques americanos ao Paquistão e contra a pirataria marítima. -CIA
A CIA está participando cada vez mais com drones, os ataques são sem transparência ou prestação de contas aparente, afirmou a Human Rights Watch.
Relatórios da Agência de Jornalismo Investigativo Britânica (BIJ, na sigla em inglês) mostram que “no