Etnias
PROJETO: “A CONSTRUÇÃO DA PAZ POR NOSSAS PRÓPRIAS MÃOS” Podemos destacar a violência na escola caracterizada por atos de indisciplina, brigas, agressões, intimidação de professores(as) e alunos(as) por pessoas de fora da escola, depredações do patrimônio, roubos, tráfico de drogas etc.
Desde seu enquadramento cultural, paz e violência se aprendem.
Geralmente a criança reproduz no ambiente escolar sua vivência familiar, fruto do convívio ao qual está inserida, é como se fosse um mapa social que possibilitam a compreensão de sua conduta e posicionamentos diante das situações.
OBJETIVO GERAL
O objetivo do Projeto é proporcionar aos educadores da rede pública Municipal de Apucarana e um espaço de formação, capacitação, discussão teórica, dinâmicas grupais e pessoais de não-violência, em vista de uma intervenção na realidade onde atuam.
A abordagem preventiva e de orientação à violência na escola decorrente do uso de drogas, discriminação de todas as ramificações, através da promoção de estratégias de ações que venham a oportunizar melhor qualidade de vida às crianças, educadores e todo corpo de funcionários da escola. OBJETIVO ESPECÍFICO
Conscientização e combate a todos os tipos de violência no ambiente escolar e fora dele.
PÚBLICO ALVO
Crianças do 5º ao 9º ano do ensino fundamental com seus familiares, corpo docente e funcionários/as da Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, Apucarana, Paraná.
METODOLOGIA
Através da busca de parcerias com a Prefeitura Municipal, Clubes, Associações de Moradores, profissionais da área da saúde, representação de ONGS (como por exemplo, o Projeto Renascer que funciona em Apucarana há vários